Novo CEO da Novartis, Narasimhan diz que usará tecnologia para desenvolver medicamentos mais eficazes e seguros

Quase dois meses após assumir o cargo, o novo CEO da Novartis, uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo, Vas Narasimhan, 41, vem prometendo grandes mudanças em relação a forma como são feitos os estudos clínicos da empresa. Em entrevista concedida à revista Forbes, Narasimhan diz que a tecnologia será uma das maiores apostas para o futuro da Novartis. Desde então, um novo sistema de software chamado Nerve foi desenvolvido para rastrear dados de 550 testes clínicos de pacientes que usam medicamentos da Novartis, capaz de prever e auxiliar na execução desses estudos.

Ainda de acordo com a entrevista, Vas Narasimhan tem se esforçado cada vez mais para integrar a inteligência artificial, a telemedicina, a automação e a computação quântica no processo de criação de novos medicamentos e nos testes de eficiência dos mesmos. Um sistema de inteligência artificial chamado “o córtex digital” já vem sendo aplicado nos laboratórios de pesquisa da Novartis, para prever quais medicamentos podem funcionar antes mesmo dos testes clínicos começarem.

A revista Forbes ainda apontou que apesar do crescimento de 2% nas vendas da Novartis em 2017 (USD 49 bilhões) e do aumento dos ganhos em 12% nos últimos cinco anos (USD 11,4 bilhões), Narasimhan explica que o desenvolvimento da empresa precisa melhorar, uma vez que foi afetada por problemas de fabricação, e vendas fracas em sua divisão de cuidados com os olhos da Alcon, de medicamentos que embora parecessem ótimos, não eram aderidos pelos médicos e pacientes.

Mesmo em meio aos obstáculos, o Innothink Center for Research in Biomedical Innovation divulgou que os laboratórios da Novartis são altamente produtivos, lançando 16 medicamentos nos últimos dez anos, mais do que qualquer outra empresa. Vas Narasimhan é confiante quanto ao futuro e prestígio da empresa e diz: “Este é um longo caminho, e isso não é algo que eu vou ver. Eu sou um homem jovem. Farei o meu melhor durante o meu mandato.”

A fim de esclarecer alguns dados publicados pela revista Forbes, a Assessoria de Imprensa da Alcon entrou em contato com o site Eye Channel e retificou alguns elementos descritos pela reportagem. De acordo com as informações da assessoria, o crescimento da Alcon acentuou-se em 2017, quando as vendas líquidas foram de 6 bilhões de dólares no mundo, com um crescimento em vendas anuais da ordem de 4%, e da receita operacional em 5% em comparação com o ano anterior. Além disso, o crescimento expressivo deve-se a melhores resultados em termos de operações, inovação e relacionamento com seus clientes, quando a empresa aumentou suas vendas em todos os trimestres e acelerou a margem de lucro operacional no 2º semestre, sendo a Novartis a Divisão que apresentou o maior crescimento do Grupo no período. A Alcon é líder global de oftalmologia e cuidados com os olhos, por essa razão o site Eye Channel destaca que seus produtos e medicamentos são reconhecidos nacional e internacionalmente pela qualidade e aceitabilidade do mercado oftalmológico e de seus pacientes.