Foi publicado na revista Cornea (The Journal of Cornea and External Disease), na última edição de julho, um estudo multicêntrico brasileiro que avaliou os resultados do implante de anel intraestromal de arco 320° para o tratamento do ceratocone.
O Eye Channel conversou com Dr Leonardo Torquetti, primeiro autor da publicação e diretor clínico do Centro de Excelência em Oftalmologia de Pará de Minas-MG, para entender melhor o estudo.
Eye Channel: Parabéns pelo excelente estudo, Dr Leonardo. Conte-nos qual foi o objetivo do seu trabalho?
Dr Leonardo Torquetti: O objetivo deste trabalho foi demonstrar os resultados visuais, ceratométricos e refrativos do implante do novo anel de Ferrara de 320 graus de arco. Este anel tem um desenho diferente dos anéis até então disponíveis. Era portanto necessário um estudo que determinasse as diretrizes e melhores indicações para o seu uso na prática clínica diária.
Eye Channel: Como foi realizado o estudo? Quais ou quantos centros participaram do estudo?
Dr Leonardo Torquetti: Este estudo foi realizado de forma randomizada e consecutiva em vários centros de referência no Brasil, dentre os quais participaram clínicas / hospitais de Belo Horizonte, Porto Alegre, Campinas, Aracaju e Brasília.
Eye Channel: Quais foram os resultados encontrados na análise?
Dr Leonardo Torquetti: Observamos um efeito de aplanamento corneano muito significativo. Em pacientes com ceratocone grau IV, a média de aplanamento foi de 8 dioptrias, um resultado nunca antes obtido com os anéis até então disponíveis.
Eye Channel: Com base nos resultados encontrados, o que concluiu sobre o estudo?
Dr Leonardo Torquetti: Diante do grande efeito de aplanamento corneano obtido com esse anel, ele se torna uma alternativa muito eficaz ao transplante de córnea em casos de ceratocones avançados.
Caso queira ler o artigo na íntegra, clique no link abaixo: