O Conselho Brasileiro de Oftalmologia – CBO, através de seu atual presidente José Beniz Neto, pronunciou-se nesta quinta-feira, 19, sobre a pandemia do coronavírus e quais medidas têm tomado para que o impacto desta situação crítica seja o menor possível. Confira:
Amigos oftalmologistas,
O Conselho Brasileiro de Oftalmologia alinha-se ao esforço da sociedade brasileira para enfrentar a pandemia do COVID-19, o coronavírus.
A primeira ação do CBO foi a publicação de um protocolo com precauções que devem ser adotadas nos consultórios. As informações foram divulgadas em 14 de março através das mídias do Conselho e receberam o apoio de centenas de especialistas, que compartilharam as recomendações em suas redes sociais.
Em seguida, encaminhamos a suspensão de todos os eventos públicos do CBO até segunda ordem, conforme recomendação da OMS. Ainda não sabemos com clareza se essa medida se estenderá até o Congresso Brasileiro de Oftalmologia, previsto para o início de setembro deste ano.
Como Presidente do CBO, aproveito esse espaço para recomendar que todas as sociedades oftalmológicas, sejam estaduais, regionais ou temáticas, adotem essa mesma precaução de adiar seus eventos públicos durante esse período de recrudescimento do surto de infecção do COVID-19.
Trabalharemos juntos para preservar os legítimos interesses de todas as nossas sociedades filiadas e para que o impacto humano e operacional desta situação crítica seja o menor possível.
Reiteramos que em momentos como esse é preciso manter a calma e agir com serenidade. Devemos tomar cuidado com notícias falsas e não deixar que o pânico se instaure. O nosso dever, enquanto médicos, é zelar pela proteção da saúde de todos.
No mais, vamos concentrar nossas energias na superação deste momento. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia estará sempre em contato com os oftalmologistas brasileiros, transmitindo as informações corretas e necessárias.
Um forte abraço,
José Beniz Neto
Presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Gestão 2020 / 2021