A FMB da Unesp de Botucatu está disponibilizando para Residentes e Oftalmologistas externos o curso de imersão em cirurgia de catarata através de um moderno simulador de cirurgias.
O simulador usado é o Eyesi* (VRmagic, Alemanha), que é usado em mais de 50 instituições de ensino na Europa e América do Norte para treinamento de residentes em cirurgia de catarata por facoemulsificação.
A primeira instituição pública do Brasil a obter um simulador para microcirurgia ocular foi a própria Unesp de Botucatu. Segundo o Dr Antônio Carlos L. Rodrigues, professor doutor responsável pelo projeto em Botucatu, a experiência que começou em 2015, tem se mostrado muito proveitosa e edificante. Os residentes, segundo ele, muitas vezes já conseguem na primeira experiência prática, com pacientes reais, fazer uma cirurgia inteira, do início ao fim, sem intervenção do preceptor. Tudo isso devido ao treinamento prévio no simulador. ” Só quem orientou residentes em cirurgias de catarata sabe o quanto é difícil e estressante. Pequenos erros podem gerar grandes complicações. O simulador sem dúvida facilitou nosso trabalho, mas o aspecto mais positivo deste recurso é tornar o treinamento mais seguro aos pacientes. Vejo um futuro próximo onde não será ético realizar cirurgias em humanos sem antes passar pela simulação” conclui o professor.
O Curso de Imersão é individual com carga horária de 20h. Um monitor faz a introdução ao equipamento e em seguida o aluno seguirá com as tarefas propo

Foto: Dr Antônio Carlos (sentado) com Residentes do segundo ano da Unesp e membros do departamento de Oftalmologia da Faculdade de Medicina de Botucatu durante treinamento com o Eyesi*.

stas, guiado pelo próprio simulador.O valor do investimento é de R$ 1.700,00.

 

 

 

 

 

Clique aqui para mais informações