Hoje é celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos. Várias campanhas foram realizadas em todo o país no dia de hoje para divulgar a importância da doação. Atualmente, apenas a família pode autorizar a doação de órgãos de uma pessoa falecida. Documentos por escrito deixados pelo paciente não são aceitos pela lei. Portanto é importante que quem deseja doar seus órgãos expresse isso abertamente aos seus entes queridos em vida. Segundo o Ministério da Saúde 43% dos parentes ainda dizem não à doação quando abordados. Por isso o governo federal lançou hoje a campanha “Família, quem você ama pode salvar vidas”. Aos oftalmologistas cabe ajudar na divulgação da importância da cultura de doação.
O Brasil tem hoje 12.865 pacientes aguardando na fila de espera por um transplante de córnea. O número de transplantes de córnea realizados de janeiro a junho deste ano foi de 7.821 no país, que corresponde a um crescimento de 7,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A Associação Pan-Americana de Banco de Olhos (APABO) tem um papel central neste contexto, participando da formação dos bancos de olhos e do treinamento de suas equipes. Nos dias 17 a 19 de Novembro de 2017, por exemplo, a APABO vai realizar o “6 Curso APABO de Técnicas de Preparação e Inserção de Lamelas para Transplantes Endoteliais”, na cidade de Goiânia. O curso contará com uma parte teórica e com wet labs de preparo de lamelas para DSAEK, preparo de lamelas para DMEK e inserção de lamelas (DSAEK e DMEK). Informações apabo@uol.com.br