Dr Marcony R. Santhiago, o idealizador do premiado conceito de Percentual de Tecido Alterado – PTA, que trouxe embasamento científico aos até então “números mágicos” da Cirurgia Refrativa, está mais uma vez organizando no Brasil um dos mais completos cursos de imersão na subespecialidade: O CURSO REFRATIVA R.I.O., que tem o objetivo de transferir conhecimento e promover a atualização nos diversos temas da área. A sigla R.I.O., neste caso, significa Research In Ophthalmology, onde a pesquisa e o conhecimento, através de evidência científica associados à experiência prática, formam a base deste curso e de seu grupo de pesquisa com o mesmo nome. A programação oferece 40h de imersão em Cirurgia Refrativa com o intuito de promover o esgotamento teórico de cada tema dentro da subespecialidade, além de proporcionar o aprimoramento prático dos participantes através dos Wet Labs – Hands On. Por tais motivos, o curso é sem dúvida uma grande oportunidade para quem deseja aprender ou se atualizar em Cirurgia Refrativa.

Clique aqui para conferir a Programação Científica completa

  • Data do evento: de 26 a 29 de abril de 2018
  • Local do evento: Hotel Windsor Barra – Avenida Lúcio Costa, 2630, Barra da Tijuca – 22620-172, Rio de Janeiro Tel: (55 21) 2195-5000 / Fax: (55 21) 2195-5050

Clique aqui para fazer sua inscrição no curso R.I.O. (ainda há vagas)

Dr Marcony Santhiago

O organizador do evento, Dr Marcony Santhiago, apesar de jovem, já apresenta um respeitável currículo acadêmico. Em 2017 foi reconhecido pela renomada publicação The Ophthalmologist, como um dos 40 oftalmologistas mais influentes no mundo, com menos de 40 anos. Conheça um pouco mais sobre sua formação e atuação na Oftalmologia:

Durante a Faculdade de Medicina realizou internato no setor de oftalmologia do Mount Sinai Hospital – School of Medicine – New York – NY. Residência em Oftalmologia no Hospital da Piedade no Rio de janeiro. Fellow cirúrgico em Catarata e Cirurgia Refrativa na Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP. Doutorado e Pós Doutorado em oftalmologia pela Universidade de São Paulo. Fellow em Córnea e Cirurgia Refrativa realizado no Cole Eye Institute, Cleveland Clinic, Cleveland OH. Pós doutorado em Ciências Visuais Cleveland Clinic Foundation.

Ganhou os importantes Troutman Award e Waring Memorial Award, ambos conferidos pela International Society of Refractive Surgery e pela American Academy of Ophthalmology por reconhecido mérito cientifico e relevante contribuição em cirurgia refrativa, AAO Achievement Award conferido pela American Academy of Ophthalmology, ISRS Recognition Award conferido pela International Society of Refractive Surgery, grande Prêmio Miguel Lafer pela maior produção científica entre todos os oftalmologistas da USP, Latin America Research Award in Cornea conferido pela Pan-American Association of Ophthalmology, além dos prêmios de melhor vídeo científico (Best Scientific Video Award) na Academia Americana de Oftalmologia, Best Paper of Section Award e Poster Winner Award pela American Society of Cataract and Refractive Sugery, Gold Medal por relevante contribuição para Oftalmologia Global conferido pela Sociedade Indiana de Implantes Intraoculares e Cirurgia Refrativa, prêmio Milu Vilela de Incentivo a Pesquisa da Universidade de São Paulo, Melhor trabalho científico do Congresso Brasileiro de Oftalmologia.

Idealizador do conceito de Percentual de Tecido Alterado PTA, é revisor dos mais importantes periódicos em Oftalmologia no mundo. Apresenta mais de 100 trabalhos científicos publicados em revistas indexadas nacionais ou internacionais. Atualmente é chefe do setor de catarata da Universidade Federal do Rio de Janeiro além de docente da pós graduação (orientador de doutorado) da Universidade de São Paulo (Atualmente orientando 8 alunos pela Universidade de Sao Paulo USP) alem de membro do corpo clínico do setor de cirurgia refrativa.

E mais:

  • Professor da Pós Graduação – Orientador de Doutorado e Membro do corpo clínico – Universidade de São Paulo USP
  • Adjunct Clinical Professor of Ophthalmology, University of Southern California USC
  • Editor Associado do Journal of Refractive Surgery JRS
  • Editor de Seção do Journal of Cataract and Refractive Surgery JCRS
  • Editor Chefe da Revista Brasileira de Oftalmologia RBO
  • Membro do Corpo Editorial Arquivos Brasileiros de Oftalmologia ABO
  • Membro do Conselho Internacional e do Comitê de Catarata e Cirurgia Refrativa  – International Society of Refractive Surgery ISRS
  • Membro do Corpo Diretivo da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa – BRASCRS
  • Diretor de Publicações da Sociedade Brasileira de Oftlamologia.
  • Diretor do programa de Refrativa da Academia Americana e da International Society of Refractive Surgery (ISRS) de 2017 a 2020.
  • Autor do livro “Cirurgia Refrativa”
  • Organizador do Curso Refrativa R.I.O. no qual anualmente divide seu conhecimento e sua paixão pela profissão com colegas do Brasil inteiro.