Uma era chega ao fim. Depois de 8 anos como CEO da suíça Novartis, o norte-americano Joe Jimenez (57) deixará o cargo. O anúncio foi feito no início deste mês e pegou grande parte da comunidade internacional de surpresa. O sucessor da maior fabricante de drogas da Europa será Vasant Narasimhan (41), um indo-americano com formação em Harvard que atualmente é o chefe farmacêutico global da empresa. Vas, no entanto, só irá assumir o cargo a partir de 1 de fevereiro de 2018.
Segundo o jornal suíço Blick, a Novartis quer economizar mais de um bilhão de dólares por ano até 2020. Na sede da empresa na Basileia foi anunciado que 500 empregos serão excluídos até o final de 2018. Neste contexto, várias publicações na imprensa mundial chamaram a atenção dos oftalmologistas para o fato desta mudança estar ocorrendo num momento de decisões cruciais para os negócios da “enferma” (ailing) Alcon. Cogita-se inclusive a venda de todo o segmento de cuidados oculares.
Questionada pelo Eye Channel sobre a insegurança de alguns oftalmologistas sobre o futuro da Alcon e Ciba nestas mudanças, e se isso trará algum impacto comercial para os oftalmologistas no que diz respeito aos seus pacotes e tudo mais relacionado ao segmento oftalmológico, a Novartis gentilmente esclareceu: “Em relação aos questionamentos enviados à empresa, informamos que: A saída de Joseph Jimenez foi anunciada recentemente, mas só se efetivará em fevereiro de 2018, quando a posição de CEO do grupo Novartis será assumida por Vasant Narasimhan, um executivo que já faz parte da companhia e dará continuidade ao legado da Novartis em inovação para pacientes em todo o mundo. Desta forma, a organização garante uma transição de liderança sem impactos para a companhia e seus stakeholders. A transição no âmbito da liderança do grupo não afeta os planos e a estratégia da organização que estão em andamento. Por isso, em relação a análise sobre o melhor modelo de gestão da Alcon, comunicada no início deste ano, o posicionamento continua o mesmo.
A Novartis está fazendo esta avaliação e a decisão só será tomada e comunicada ao final deste ano ou início do próximo ano. A Alcon é líder mundial em oftalmologia e tem como missão melhorar a vida das pessoas. A empresa está e continuará atuando com foco neste propósito.”