A Novartis global anunciou hoje a cisão com a Alcon. Os rumores de um possível desmembramento da Novartis com a Alcon se intensificaram com a posse do novo CEO, Vas Narasimhan, no início deste ano, e foram confirmados hoje. A notícia foi bem recebida por oftalmologistas, funcionários de ambas as empresas e investidores. Segundo a gerência de comunicação da Alcon, o clima interno na empresa com a notícia é bom e a cisão é vista com otimismo.
O casamento Novartis-Alcon, desde 2011, parece não ter sido bom para nenhuma das empresas e a cisão (spinoff) vem como uma boa estratégia para se alcançar novos mercados, melhorar as vendas e conquistar mais clientes, tanto para Novartis quanto para Alcon. Permitir que cada empresa se concentre totalmente em suas respectivas estratégias de crescimento. Porém, a conclusão da transação está sujeita às condições gerais de mercado, decisões e pareceres tributários, aprovação final do Conselho de Administração e aprovação dos acionistas na AGO de 2019, de acordo com a legislação societária suíça.
O portfólio de produtos farmacêuticos para oftalmologia da Alcon permanecerá com a Novartis, fortalecendo ainda mais a sua liderança em negócios farmacêutico oftalmológicos.
Joerg Reinhardt, presidente da Novartis, disse: “Nossa revisão estratégica examinou todas as opções para a Alcon, variando de retenção, venda, IPO a spinoff. A análise concluiu que um spinoff seria do melhor interesse dos acionistas da Novartis e o Conselho de Administração pretende buscar a aprovação dos acionistas para um desmembramento na AGO de 2019. Essa transação permitiria que nossos acionistas se beneficiassem de possíveis futuros sucessos de uma Novartis mais focada e uma Alcon independente, que se tornaria uma líder global de tecnologia médica com ações negociadas publicamente com sede aqui na Suíça. ”
A Divisão Alcon poderá ficar agora totalmente focada em cuidados cirúrgicos e visuais, e mais forte para continuar a ser a líder global em dispositivos oftalmológicos.
Vas Narasimhan MD, CEO da Novartis, disse: “Continuamos a executar nossa estratégia para focar a Novartis como uma empresa líder em medicamentos. A Alcon retornou a uma posição de força e está na hora de dar ao negócio mais flexibilidade para seguir sua própria estratégia de crescimento como a empresa líder mundial em dispositivos para tratamento oftalmológico. Trabalharemos para garantir uma transição suave para os associados da Alcon e da Novartis, enquanto nos preparamos para o lançamento da RTH258 e para a construção do nosso negócio farmacêutico líder em oftalmologia. ”
David Endicott, diretor de operações (COO) da Alcon desde julho de 2016, será promovido a CEO da Alcon, também em vigor a partir de 1º de julho de 2018.
Mike Ball se tornará presidente designado da Alcon, a partir de 1º de julho de 2018, reportando-se a Vas Narasimhan, CEO da Novartis. Para se concentrar totalmente na separação da Alcon, o Sr. Ball vai renunciar ao Comitê Executivo da Novartis (ECN) em 1º de julho de 2018. Mike Ball, ainda como atual CEO da Alcon, disse: “Isso promete ser o começo de um novo e excitante capítulo para todos os associados da Alcon. O spinoff planejado será fundamental para fortalecer nossa liderança no grande mercado mundial de dispositivos oftalmológicos, atraente e crescente. Como presidente indigitado, estou ansioso para trabalhar de perto com David Endicott e toda a equipe da Alcon para entregar inovação contínua para nossos clientes e pacientes, enquanto criamos valor ao acionista por meio de crescimento sustentável de longo prazo. ”
Fonte: Alcon (www.alcon.com)