Está disponível para download a atualização 2017 do “ICO Guidelines for Diabetic Eye Care”. O Conselho Internacional de Oftalmologia (ICO) publicou pela primeira vez este documento em 2013 e desde então a ideia é que seja atualizado continuamente.
Segundo o ICO, o mundo vive uma epidemia de Diabetes mellitus, e a Retinopatia Diabética é uma complicação microvascular que afeta 1 em cada 3 pessoas com DM. O Descolamento de retina continua a ser uma das principais causas de perda de visão. Porém estudos epidemiólogicos e ensaios clínicos mostraram que o controle da glicemia, pressão arterial e perfil lipídico podem reduzir o risco de desenvolver retinopatia e também diminuir sua progressão. Além disso, um tratamento oportuno com fotocoagulação a laser e uso adequado de anti-VEGF podem prevenir a perda visual na retinopatia diabética.
Tais diretrizes visam contribuir como instrumento educacional e de suporte tanto em tratamentos avançados quanto na triagem básica da retinopatia.
Esta última atualização contou com a participação, em seu comitê, do oftalmologista brasileiro Dr. Maurício Maia da Unifesp.
Clique aqui para download do ICO Guidelines for Diabetic Eye Care 2017