A campanha educativa VIOLET JUNE, criada para orientar e conscientizar a população leiga sobre o ceratocone e a importância do acompanhamento e tratamento da doença, foi idealizada pelo Dr. Renato Ambrósio Jr. em junho de 2018. Desde então, a iniciativa trouxe diversas ações em todo o mundo sobre a importância de não esfregar e não dormir pressionando os olhos. O diagnóstico de ceratocone pode ser devastador para o paciente devido à falta de orientação. Entretanto, a educação para promover o conhecimento e consciência ao público não médico sobre a doença são aspectos fundamentais.
Além de levar informação para o público em geral, a campanha tem como objetivo motivar os profissionais relacionados a saúde ocular, principalmente os oftalmologistas, a abraçarem esta causa e orientar seus pacientes e familiares sobre como a doença pode ser tratada de uma forma consciente.
Uma das principais ferramentas desenvolvidas pelo Dr. Renato foi o livro: “Tenho Ceratocone, e agora?”, lançado no dia 02 de fevereiro de 2019. Uma história de ficção com pitadas de realidade para abordar desde os avanços relacionados com o diagnóstico até as novas opções de tratamento para o ceratocone. Este ano o livro está sendo lançado internacionalmente em seis idiomas, inclusive Arábico e Grego. O Ebook pode ser adquirido gratuitamente clicando aqui.
Recentemente, a campanha que também é conhecida nacionalmente como Junho Violeta está sendo promovida com apoio das entidades científicas como o CBO, SBO, SOBLEC, CFM e BRASCRS. Mais informações podem ser obtidas através do site www.violetjune.com.br.
Esfregar ou coçar os olhos prejudica a visão. Desinformação pode prejudicar mais que a doença.
Dr. Renato é atualmente professor adjunto de oftalmologia da UNIRIO
e presidente da IRS (2020-2022) Sociedade Internacional de Cirurgia Refrativa.