O Ministério da Saúde divulgou no mês de janeiro de 2018, algumas regiões do país que sofreram recentemente com um surto de conjuntivite. Segundo informações, a cidade de Caldas Novas – GO foi uma das mais atingidas até agora com aproximadamente 2 mil casos registrados só no último mês. Em Corumbá – MS também foram registrados quase 400 casos da doença.
O clima quente desta época do ano contribui para o aumento dos casos de conjuntivite no Brasil, que pode ser transmitida através do ar ou pelo contato direto com outra pessoa. Por essa razão, técnicos do Ministério da Saúde foram enviados aos lugares mais afetados para investigarem a origem desse surto. O Eye Channel entrou em contato com o Ministério da Saúde, que informou por meio de nota, as medidas que vêm sendo tomadas para combater a transmissão e o crescimento desses casos que aumentaram cerca de 40% em relação ao mesmo período do ano passado.
NOTA
“O Ministério da Saúde enviou uma equipe técnica para auxiliar o estado de Goiás e o município de Caldas Novas (GO) na investigação dos casos de conjuntivite registrados na região. A equipe está ajudando na coleta de material biológico dos pacientes, no levantamento de casos em familiares e amigos dessas pessoas, entre outras medidas. Vale esclarecer que a doença não é de notificação compulsória (obrigatória). Os casos investigados apresentaram evolução benigna.”