Durante o XX Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), que acontece até o dia 30 de junho, no Rio de Janeiro, a Alcon anunciou a chegada do micro-stent CyPass® ao mercado brasileiro, a partir do segundo semestre deste ano. Trata-se de um dispositivo com 6,3 mm de comprimento e 0,5 mm de largura, que diminui a pressão intraocular e é indicado a pacientes com glaucoma nos estágios leve a moderado.
“Com o novo dispositivo, será possível reduzir ou mesmo eliminar o uso dos colírios indicados para o tratamento da doença”, explica Dra. Vanessa Toscano, líder da área médica da Alcon. De acordo com ela, por se tratar de uma doença que geralmente não apresenta sintomas, há problemas na aderência ao tratamento: “muitos pacientes abandonam o tratamento por não observarem diferença ou por eventos adversos. Com o CyPass®, a doença poderá ser melhor controlada”.

A cirurgia de glaucoma microinvasiva (MIGS) é um procedimento relativamente novo e minimamente invasivo. Dois exemplos de dispositivos MIGS são o iStent e o Cypass. Ambos os stents são colocados ao mesmo tempo que a cirurgia de catarata, ou isoladamente, em pacientes com glaucoma de ângulo aberto leve a moderado e são indetectáveis ​​após a cirurgia.

  1. O iStent é um pequeno dispositivo que é implantado na malha trabecular permitindo que o fluido flua pelo canal de Schlemm, que é o principal caminho para a drenagem de fluidos em um olho normal. O stent tem apenas 1 mm de comprimento.
  2. Cypass  é um stent minúsculo que é inserido entre o corpo ciliar e a esclera permitindo que o fluido seja drenado para os espaços supraciliar e supracoroidal.