Patrocinado
Ficou mais fácil correlacionar as alterações encontradas na retinografia com os achados da campimetria. A Adapt trouxe ao mercado brasileiro o Compass, primeiro Campímetro com Retinografia TrueColor de alta resolução que possibilita identificar, na retinografia, quais são as áreas afetadas encontradas no campo visual, e vice-versa. Com isso, é possível observar, por exemplo, se aquela lesão visualizada na retinografia apresenta também uma sensibilidade mais baixa ou não na campimetria. Ou se, em suspeitas de alterações vasculares, as áreas de baixa sensibilidade no campo visual são correspondentes às áreas relacionadas a um determinado vaso na retinografia.
Além disso, devido a esse cruzamento de dados mais objetivo e ilustrativo, o Compass vem possibilitar estudos e pesquisas que necessitem avaliar a anatomia funcional dos vários pontos destacados pelo exame. Permite uma observação da camada de neurônios da retina enquanto testa a função de cada ponto dela com estímulos luminosos diretos, de forma não-invasiva, permitindo maior objetividade na avaliação. Veja o vídeo abaixo:
Outra possibilidade interessante do Compass é na avaliação comparativa ponto a ponto para evolução do glaucoma, que permite ver se houve na retinografia alguma mudança anatômica responsável pela alteração de sensibilidade apontada na campimetria, em relação a exames anteriores, que possa ser atribuída ao glaucoma ou não. Graças ao tracking de 25Hz, o Compass possui uma reprodutibilidade muito alta nessa análise combinada de estrutura e função (retinografia com campo visual sobreposto).
Enfim, sabemos que os sintomas de glaucoma são muitas vezes tardios, portanto, quanto mais informações para o acompanhamento de casos suspeitos, ou em evolução, melhor. Nesse sentido o Compass vem para somar-se ao arsenal propedêutico do glaucoma e da retina.
O aparelho possui um banco de dados normativo comparativo para os exames de 24-2 e 30-2, e compensa automaticamente a refração do paciente durante o exame.
Confira os principais benefícios apontados pelo fabricante:
- Análise quantitativa e controle de fixação usando rastreamento de retina automatizado com alta resolução
- Teste de campo visual (24-2, 10-2) totalmente automatizado
- Imagem de 60° confocal, TrueColor, Red-Free e infravermelho
- Análise de estrutura e função combinadas
- Mais conforto para o paciente: o teste pode ser suspenso a qualquer momento sem perda de dados
- Compensação automática de refração
O Compass está sendo comercializado pela Adapt no Brasil e, segundo a empresa, está com condições de venda especiais em 2020, através do contato: (11) 94853-0013 – Fernando Paranhos
Outras informações acesse:
https://adaptltda.com.br/medico/produto/compass/