O dia 9 de abril 2019 será marcado pela separação oficial da Novartis e da Alcon. O acontecimento foi divulgado nessa sexta-feira, dia 22, pelo site FiercePharma. A partir desta data as ações da Alcon serão listadas na Bolsa da Suíça e na Bolsa de Valores de Nova York.

De acordo com Vas Narasimhan, CEO da Novartis, a empresa agora poderá concentrar seu capital e energia na construção de novos medicamentos, entre eles a Zolgensma, uma droga de atrofia muscular espinhal, que foi a principal aquisição da Novartis em 2018, no valor de U$ 8,7 bilhões. Alguns produtos oftalmológicos de venda livre e produtos cirúrgicos foram transferidos de sua Divisão de Medicamentos Inovadores para a Alcon, em preparação para a separação.

Relembrando a trajetória das empresas, a Novartis comprou a Alcon de maneira fracionada. Ela obteve apenas 25% em 2008, em 2010 mais 52%, e somente em 8 de abril de 2011 ela fechou a fusão completa com a empresa. A união tinha como objetivo a redução de custos e crescimento que o acordo poderia trazer, já que naquela época, a Novartis chamou a Alcon de “a maior e mais lucrativa empresa de tratamento oftalmológico do mundo”. Infelizmente o acordo não acabou como era o esperado, e as vendas atrasadas atrapalharam a Novartis. As coisas começaram a melhorar para a empresa no primeiro trimestre de 2017, quando a unidade finalmente voltou a crescer pela primeira vez desde o segundo trimestre de 2015.

Por outro lado, o bom desempenho da Alcon continuou até 2018. As vendas do ano totalizaram U$ 7,15 bilhões, um aumento de cerca de 5% ano a ano, com o lucro operacional básico crescendo 10%. E a margem principal da Alcon como porcentagem das vendas também aumentou para 17,9%, de 17,3% em 2017.

Em documento apresentado em novembro, a Alcon apontou para o envelhecimento da população e aumento do acesso aos cuidados com os olhos, especialmente em mercados emergentes, como potenciais oportunidades de crescimento. Sendo assim a indústria de cuidados com os olhos nos dois segmentos de negócios – cirurgia e cuidados com a visão – se mostra altamente competitiva e pronta para enfrentar fortes rivais como Carl Zeiss, Meditec, Bausch Health e Johnson & Johnson.