O título de Professor Livre docente é considerado o mais alto título acadêmico no país e é reconhecido como concurso mais difícil pela diversidade de conteúdo das provas e pré-requisitos exigidos do candidato. A livre docência é um evento raro, sendo que antes deste realizado pelo Dr Marcony Santhiago entre os dias 20 e 21 de janeiro de 2020, o último realizado na Universidade de São Paulo havia sido há 6 anos.

Quando preenche os pré requisitos para se tornar apto, o candidato precisa ser aprovado pelo departamento em que atua (oftalmologia no caso) e depois pela congregação da faculdade de medicina da USP.

Após se tornar apto ao concurso se submete a 5 provas que consistem de avaliação prática-oral, prova teórica (com tema sorteado na hora), uma tese, prova de didática e avaliação do memorial.

Comissão julgadora foi composta:
Professor Mário Monteiro (presidente)
Prof Carlos Arieta
Prof Haroldo V. Moraes Jr.
Prof Wallace Chamon
Prof Newton Kara Jr.

Em depoimento ao Eye Channel, Dr Marcony Santhiago compartilhou a importância e os pontos mais marcantes desta conquista para sua vida e carreira profissional:

“Sonhei com esse dia, um dos concursos mais exaustivos da medicina, 5 provas em 48 horas, a prova prática-oral de 3 horas mais difícil que fiz na vida, uma prova teórica com tema sorteado na hora, arguição de memorial, uma tese, uma prova de didática. O sonho que parecia tão distante ao entrar nos corredores da USP há 12 anos culminou com este momento… A família e a presença em massa dos amigos, alguns que não via há mais de 10 anos (amigos do colégio santo Inácio, da faculdade, da residência, da vida, amigos que vieram de outras cidades e estados e até de outros países (segundo o Prof Newton Kara Jose que foi o prof. titular da USP, a sala mais cheia para um concurso que ele já viu na vida, literalmente lotada), a emoção sincera e genuína dos professores, choramos e nos emocionamos (muito) juntos, as palavras que ouvi sobre mim de professores tão respeitados. Difícil descrever. O concurso foi realizado na sala da congregação, o mais formal e histórico anfiteatro da faculdade de medicina da USP, onde já discursaram emblemáticos nomes da medicina nacional.
Fui aprovado com média 9.7. .
Fiquei muito emocionado com tudo isso pois sei quanta dor tem nesta conquista. Física, e principalmente emocional. Este concurso demonstra as belas consequências de nos colocarmos vulneráveis, e o quanto obtemos de reconhecimento por não aceitar a tal zona confortável. Mas temos que ter coragem para ser vulnerável como ressalta Brené Brown em seus livros. PORÉM, é só assim que obtemos reconhecimento, é quando a mágica acontece.
Fiquei também particularmente feliz pelo carinho, pelas INÚMERAS mensagens que recebi de pessoas do Brasil inteiro, de diferentes partes do mundo, pela presença e carinho de todos, inclusive os que estavam presentes mesmo de longe, mas de quem também senti falta. Que essa realização nos inspire a continuar acreditando que podemos sonhar o que quisermos, e a partir daí o trabalho duro e a vontade real tem, juntos, o incrível poder de transformar sonhos em realidade. Me emocionei muitas vezes em escrever e depois ouvir sobre meu memorial. E repito a frase final … passou tudo muito rápido e faria tudo de novo.”

Dr Marcony Santhiago, apesar de jovem, já apresenta um respeitável currículo acadêmico. Em 2017 foi reconhecido pela renomada publicação The Ophthalmologist, como um dos 40 oftalmologistas mais influentes no mundo, com menos de 40 anos. Conheça um pouco mais sobre sua formação e atuação na Oftalmologia:

Durante a Faculdade de Medicina realizou internato no setor de oftalmologia do Mount Sinai Hospital – School of Medicine – New York – NY. Residência em Oftalmologia no Hospital da Piedade no Rio de janeiro. Fellow cirúrgico em Catarata e Cirurgia Refrativa na Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP. Doutorado e Pós Doutorado em oftalmologia pela Universidade de São Paulo. Fellow em Córnea e Cirurgia Refrativa realizado no Cole Eye Institute, Cleveland Clinic, Cleveland OH. Pós doutorado em Ciências Visuais Cleveland Clinic Foundation.

Ganhou os 3 importantes prêmios Troutman Award, Waring Memorial Award e Kritzinger Award, conferidos pela International Society of Refractive Surgery e pela American Academy of Ophthalmology por reconhecido mérito cientifico e relevante contribuição em cirurgia refrativa, AAO Achievement Award conferido pela American Academy of Ophthalmology, ISRS Recognition Award conferido pela International Society of Refractive Surgery, grande Prêmio Miguel Lafer pela maior produção científica entre todos os oftalmologistas da USP, Latin America Research Award in Cornea conferido pela Pan-American Association of Ophthalmology, além dos prêmios de melhor vídeo científico (Best Scientific Video Award) na Academia Americana de Oftalmologia, Best Paper of Section Award e Poster Winner Award pela American Society of Cataract and Refractive Sugery, Gold Medal por relevante contribuição para Oftalmologia Global conferido pela Sociedade Indiana de Implantes Intraoculares e Cirurgia Refrativa, prêmio Milu Vilela de Incentivo a Pesquisa da Universidade de São Paulo, Melhor trabalho científico do Congresso Brasileiro de Oftalmologia.

 

Idealizador do conceito de Percentual de Tecido Alterado PTA, é revisor dos mais importantes periódicos em Oftalmologia no mundo. Apresenta mais de 100 trabalhos científicos publicados em revistas indexadas nacionais ou internacionais. Atualmente é chefe do setor de catarata da Universidade Federal do Rio de Janeiro além de docente da pós graduação (orientador de doutorado) da Universidade de São Paulo (Atualmente orientando 8 alunos pela Universidade de Sao Paulo USP) alem de membro do corpo clínico do setor de cirurgia refrativa.

  • Professor da Pós Graduação – Orientador de Doutorado e Membro do corpo clínico – Universidade de São Paulo USP
  • Adjunct Clinical Professor of Ophthalmology, University of Southern California USC
  • Editor Associado do Journal of Refractive Surgery JRS
  • Editor de Seção do Journal of Cataract and Refractive Surgery JCRS
  • Membro do Corpo Editorial Arquivos Brasileiros de Oftalmologia ABO
  • Membro do Conselho Internacional e do Comitê de Catarata e Cirurgia Refrativa  – International Society of Refractive Surgery ISRS
  • Membro do Corpo Diretivo da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa – BRASCRS
  • Diretor de Publicações da Sociedade Brasileira de Oftlamologia.
  • Diretor do programa de Refrativa da Academia Americana e da International Society of Refractive Surgery (ISRS) de 2017 a 2020.
  • Autor do livro “Cirurgia Refrativa”
  • Organizador do Curso Refrativa R.I.O. no qual anualmente divide seu conhecimento e sua paixão pela profissão com colegas do Brasil inteiro.