Ontem, dia 23 de novembro, foi operado o último paciente que aguardava na fila de espera por um Transplante de Córnea do estado de Góias. A fila, que se estendia por mais de dez anos continuamente, está enfim zerada. As córneas excedentes começaram a ser enviadas para outros estados. O estado do Rio de Janeiro recebeu ontem três córneas vindas de Goiás.
   Segundo o presidente da Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog), Zander Campos da Silva, “Goiás conseguiu zerar essa fila e nosso excedente começou a ir, inclusive, para outros estados. Quase 90% dos procedimentos são realizados pela Fundação Banco de Olhos, ultrapassando nossa meta e contribuindo ainda mais para ajudar a nossa população nessa questão de saúde pública”.
Segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) em sua última publicação referente aos três primeiros trimestres de 2017, Goiás aparece em primeiro lugar, entre os estados brasileiros, na realização de transplantes de córnea por milhão habitantes (161,1) e em quarto lugar como estado com maior número total de transplantes, atrás apenas de São Paulo, Paraná e Minas Gerais.