Faleceu na manhã desta sexta-feira (14/11/2025) o médico oftalmologista Dr. Fabio Massaiti Tokunaga, vítima de um grave acidente automobilístico em Maringá. A colisão envolveu três veículos; o carro que Fabio dirigia capotou e em seguida incendiou-se.
Aos 52 anos, atuava como oftalmologista em Maringá, onde era muito conhecido, e sua partida causou uma impressionante comoção na cidade.
“A imprevisibilidade da vida às vezes nos surpreende com situações que nos obrigam a pensar na finitude. De forma abrupta e repentina nos vem colher junto a Deus e, para nós que ficamos, resta um vácuo de saudade e amor. Dr. Fabio Tokunaga, exemplo de ser humano e profissional, nos deixa com boas recordações dos momentos que passamos juntos. Sentiremos saudades.” (Dra. Edna Almodin e família- Maringá-PR)
Formado em 2001 pela Universidade de Vassouras (RJ), fez residência médica em oftalmologia no HC da USP.
“Começou a residência em Belo Horizonte, mas com o descredenciamento do serviço, foi solicitado, e aceito, um pedido da Comissão Nacional de Residência para terminar o estágio no HC da USP. Rapidamente revelou ótimas qualidades e foi aceito por todos. Tenho boas lembranças desse garoto, uma particular do bom caipira mudando para uma cidade grande e agressiva. Morava perto de minha casa e algumas vezes me deu carona. Nunca percorria o mesmo caminho e revelou que o pai assim lhe tinha recomendado para evitar sequestro. Grande perda, sempre alegre e solícito com os antigos mestres. Profundo sentimento de tristeza.” (Prof. Dr. Newton Kara)
Tokunaga integrava o quadro do Hospital Universitário de Maringá – HUM – desde 5 de julho de 2010 e foi professor temporário (2016 – 2020) do Departamento de Medicina da Universidade Estadual de Maringá – UEM. Em seu site oficial, a UEM publicou:
“A UEM e o HUM manifestam solidariedade aos familiares, amigos, colegas de trabalho, estudantes e a todos que tiveram o privilégio de conviver com Fábio Massaiti Tokunaga. Sua trajetória deixa um legado de ética, competência, generosidade e amor à profissão.”
Dr. Fabio dividia sua paixão pela oftalmologia com a paixão por corridas de automobilismo. No dia 1º de novembro, participou da edição 2025 da Cascavel de Ouro, uma das provas mais tradicionais do automobilismo paranaense, conquistando o 1º lugar em sua categoria. A organização da Cascavel de Ouro também se manifestou:
“Esta é a imagem que vamos guardar com carinho mais especial do amigo Fábio Tokunaga, aos 52 anos. Até por ser uma das mais recentes: sua vitória na classe Master da Cascavel de Ouro, há duas semanas, em atuação individual enquanto quase todos os demais competiram em duplas. Fábio também foi o campeão de 2025 da Gold Turismo.”


