Dr Israel Rosenberg, Diretor do Instituto de Olhos Leblon e do Jardim de Alah C C, ambos no Rio de Janeiro, fala sua opinião pessoal sobre os implantes de LIOs multifocais, trifocais, foco estendido e monovisão, em vídeo gravado na BRASCRS 2019. Veja abaixo o vídeo e o texto escrito por ele.
“Neste comentário que fiz na BRASCRS Brasília 2019, detalho que os cirurgiões devem conhecer não somente ao seu paciente mas como devem conhecer a sí próprios enquanto médicos.
O colega tem que se avaliar para saber o quanto de risco e de eventual reclamação ele tem estrutura psicológica de suportar, e até o quanto ele resiste a uma possivel demanda legal.
O cirurgião que se sente menos confortável com estas pressões , não deve se sentir constrangido em optar por abordagens refracionais menos agressivas.”
“Optar por monovisão em vez de lente intra ocular de foco estendido, optar por foco estendido em vez de trifocais e trifocais em vez de tritórica + sulcoflex + LASIK + neuroadaptação.
Sabemos que a monovisão é “ time tested”, com excelentes resultados.
Há uma infinidade de pacientes que optariam por visão final satisfatória em vez de correr mínimo risco sequer de glare, em busca de um santo graal da visão 20/10 em todas as distancias de visão.
Se o cirurgião e seu paciente são mais exigentes, que partam para opções mais ultra- precisas.
Se o colega se sente mais cauteloso contra resultados com algum efeito colateral, que fique com opções menos intensas, como monovisão ou EDOF.
Tanto um como outro tipo de abordagens são válidas e éticas.
O meu comentário é tão sómente para que o cauteloso, por pressão do environment científico, não se considere como sendo ultrapassado ou defasado tecnicamente.”
Assista ao vídeo abaixo: