Segundo a ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos) foram realizados 3801 transplantes de córnea entre janeiro e março de 2017 no Brasil. Este número representa um aumento de 4,9% em relação ao mesmo período de 2016.
O estado de SP, mais uma vez, permaneceu no topo da lista de transplantes realizados (1395), muito acima dos demais, seguido por MG (260), GO (244), CE (243), PR (242), PE (223). Se analisarmos o número de transplantes por milhão da população (pmp), teremos então o DF liderando (154,5) seguido de GO (145,8), SP (124,7), CE (108,4), PE (94,8), PR (86,1).
O estado do Ceará destacou-se por liderar os números do Nordeste neste período, com 243 transplantes realizados. Também se destacou em relação às doações de córnea. Enquanto a taxa de doadores por milhão da população (pmp) total brasileira foi de 15,9, a cearense foi de 23,2 pmp (maior do nordeste). Em março deste ano o estado do Ceará apresentava também apenas 2 inscritos aguardando na fila do transplante de córnea, o menor número entre os estados brasileiros. Os 3 estados que apresentaram menor fila de transplantes de córnea foram respectivamente PR (69), RS (46) e CE (2). Estes números destoam do total de pacientes ativos em lista de espera no cenário nacional, em Março de 2017, que apresentava 11072 inscritos na fila em todo Brasil. Entre os estados com maior fila estavam SP (3440), RJ (1316), BA (1055) e PA (1024).
Related posts
1ª noite de apresentações do EYE CHANNEL INTERNATIONAL MUSIC FESTIVAL foi um sucesso!
O EYE CHANNEL INTERNATIONAL MUSIC FESTIVAL é uma iniciativa da Sociedade Brasi ...
Let It Be – Mensagem dos Oftalmologistas brasileiros nesta quarentena
Participaram deste vídeo os oftalmologistas:
Andréia Peltier Urbano - Voz
...
Inscrições abertas para o Curso de Iniciação à Córnea Cirúrgica – CEPOA 2022
Já se pegou com dificuldade de resolver um paciente com patologia corneana no ...
Inscrições abertas do concurso para Residência Médica em Transplante de Córnea 2022 – FUBOG
A Fundação Banco de Olhos de Goiás - FUBOG, informa que estão abertas as inscr ...
Transplante endotelial com a técnica DMEK, utilizando a pipeta Gauder – Dr. Sérgio Kwitko
Transplante endotelial com a técnica DMEK, utilizando a pipeta Gauder
Dr. Sé ...
Leave a Reply Cancel Reply
You must be logged in to post a comment.