Durante o XIX Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa – BRASCRS 2022, aconteceu o lançamento do livro Facodinâmica, escrito pelo Dr. Fernando B. Cresta e pelo Dr. Milton R. Alves, que tiveram a iniciativa de compartilhar novos conhecimentos da dinâmica da cirurgia de catarata, com a participação de mais de 90 coautores de diversas partes do Brasil. Recentemente o Eye Channel conversou com o Dr. Fernando, um dos responsáveis por esse trabalho. Confira:

1- Parabéns Dr. Fernando e Dr. Milton pela iniciativa do livro! Conte-nos sobre esse projeto.
A cirurgia de catarata pela técnica de facoemulsificação – muitas vezes divulgada como simples e rápida- é, na realidade, uma cirurgia complexa e com curva de aprendizado demorada. Seus passos cirúrgicos são interdependentes e devem ser realizados com perfeição para seu sucesso cirúrgico. Novos conhecimentos da dinâmica da cirurgia da catarata foram os responsáveis (e justificaram) a produção deste livro. Didaticamente ele foi dividido em 6 partes: bases da facodinâmica (ultrassom e fluídica), a dinâmica de cada etapa da cirurgia, parâmetros facodinâmicos, conhecendo seu aparelho de facoemulsificação, adequando os parâmetros facodinâmicos em diferentes situações e complicações facodinâmicas.
Convidamos especialistas de Catarata de todo Brasil para serem coautores deste livro. O livro apresenta 48 capítulos dedicados a Facodinâmica que foram escritos por mais de 90 coautores/ colaboradores de diversos hospitais do Brasil.

2- O que este livro traz de novo sobre o assunto?
O livro traz conhecimentos atuais de Fluídica e Ultrassom da cirurgia de Catarata. O meu primeiro contato com a facoemulsificação ocorreu durante minha residência médica em oftalmologia. Passados 30 anos deste primeiro contato, pude testemunhar todos os avanços na técnica e tecnologia envolvendo esta cirurgia.
A facoemulsificação é a cirurgia oftalmológica mais realizada no Brasil e no mundo. É capaz de recuperar a visão em mais de 95% dos pacientes. Entretanto, a ocorrência de intercorrências/ complicações podem modificar drasticamente este prognóstico.
Durante todos estes anos de prática cirúrgica também verifiquei como as bases da fluídica e do ultrassom são pouco ensinadas para a maioria dos residentes e fellows. Erros comuns no início da curva de aprendizado incluem utilizar parâmetros facodinâmicos de diferentes cirurgiões ou usar parâmetros pré-definidos para diferentes tipos de catarata, sem os ajustes necessários que podem ocorrer nos diferentes cenários cirúrgicos

3- Qual é o público alvo? Iniciantes? Experts?
Este conhecimento atualizado das bases facodinâmicas da cirurgia de catarata- presentes neste livro- tem por objetivo refinar a técnica cirúrgica, tanto de cirurgiões em aprendizado quanto experientes, e com isso proporcionar maior segurança e eficácia nas cirurgias de facoemulsificação.

4- Como foi o lançamento no congresso da BRASCRS?
Um sucesso! Todos os exemplares da exposição foram vendidos

5- Como conseguimos comprar o livro?
Com a editora Jackie Feldman (Fone 21-99174-5341) ou pelo site da Cultura Médica.

Dr. Fernando B. Cresta

Dr. Milton R. Alves