A Swiss Advanced Vison (SAV-IOL) anunciou o lançamento do Projeto R-TASC, um novo conceito criado para revolucionar o mercado global de lentes intraoculares (assista o vídeo acima).

Segundo comunicado no site www.businesswire.com, as lentes intraoculares (LIOs) constituem um mercado global crescente e alcançarão 4,56 bilhões de dólares em 2022, com um crescimento anual de 5,4% em relação aos 3,50 bilhões de dólares de 2017. Apesar de ser um excelente mercado, não houve grandes inovações notáveis nas LIOs desde que foram desenvolvidas. Observando isso uma empresa suíça resolveu inovar. Com uma proposta totalmente disruptiva para o setor de LIOs, a empresa SAV-IOL está desenvolvendo a R-TASC, uma lente ativa com autofoco em tempo real e conectividade sem fio (veja o vídeo). Nenhuma LIO na atualidade consegue resolver de forma dinâmica eficaz a perda de acomodação que ocorre após a cirurgia de catarata. Todas as lentes atuais sofrem problemas ópticos, como distribuição de luz, resolução e distúrbios visuais.

Através de um sistema de captura de energia, a lente R-TASC focará nos objetos visualizados pelo paciente em tempo real. A plataforma também está preparada para incorporar a realidade aumentada e outros recursos interativos ou conectados. A R-TASC será montada junto com uma lente monofocal ou adicionada a pacientes que já possuem uma lente monofocal dentro do olho.

Ainda segundo o Business Wire, a SAV-IOL tem intenção de investir 20 milhões de Francos em cinco anos para levar a R-TASC ao mercado nos próximos 5 a 10 anos e já está conversando com potenciais investidores. Com este pensamento, a empresa estará presente na 26ª Conferência Europeia de Investimentos em Tecnologia de Saúde em Lausanne, Suíça, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de abril de 2018.

Max Boysset, CEO da Swiss Advanced Vision disse “A SAV-IOL é a única fabricante suíça de IOLs com uma reputação baseada na inovação, qualidade e precisão. A R-TASC expande nossas capacidades atuais de P&D e tem o potencial de revolucionar todo o mercado de LIOs. Esta é uma oportunidade para transformar a visão dos pacientes totalmente após a cirurgia de catarata e além”.

Resta saber se todo este investimento terá retorno caso se concretize um tratamento clínico para catarata e presbiopia através de colírios.

 

Contacts

SAV-IOL SA
Jean-Baptiste Marceau
Linha direta: +41325665405
Gerente de vendas e marketing
[email protected]
sav-iol.com