Faleceu na manhã de hoje, 02 de maio, o oftalmologista Dr. Mario Ursulino. A pouco mais de 1 mês de completar 63 anos, estava internado em um hospital particular em Aracaju – SE, onde lutava contra um câncer e contra a COVID-19.
Mário era um ser iluminado. Transmitia paz, harmonia, segurança e fé. Ao mesmo tempo, sua força de vontade, sua garra e determinação tinham o propósito maior de SERVIR ao próximo com dedicação, responsabilidade e amor. Mário foi meu mentor e exemplo. Muitas conversas, conselhos, um verdadeiro FAROL para minha carreira e para toda a oftalmologia. Lembro das inúmeras vezes que estive em Aracajú e como fui acolhido por ele. Mário um verdadeiro gigante que refletia sempre seu “modus vivendi”. Um provérbio chinês diz que “O bambu quanto mais alto cresce, mais baixo se curva”. Curve-se e referencie a imagem Verdadeira do outro, no sentido da humildade. Mário vivia e agia dessa forma. Pura Força e Harmonia combinados iluminando nossos caminhos. Que exemplo para a humanidade! Adeus grande amigo! Que Deus te acolha e receba em glória!
– Em nome da Sociedade Norte e Nordeste de Oftalmologia (SNNO) – Dr João Marcelo Lyra, Presidente da SNNO.
Dr. Mario Ursulino – aluno exemplar e premiado, recebeu medalha de honra ao concluir o curso de medicina da Universidade Federal de Sergipe com a maior média daquele ano. Residência médica no famoso curso do Centro de Estudos Oculistas Associados (CEPOA) no Rio de Janeiro no início da década de 80, com pós graduação na PUC Rio com o tema Glaucoma Facogênicos. Há 35 anos (1986) iniciou a Clínica de Olhos Dr. Mário Ursulino que viria a se transformar em Hospital de Olhos de Sergipe HOS (1994). Foi presidente da Sociedade Norte Nordeste e trouxe o Congresso Norte Nordeste para Aracaju em 1994. Pioneiro na cirurgia de catarata em Sergipe trazendo os primeiros aparelhos de facoemulsificação. Pioneiro em cirurgia refrativa trazendo o primeiro tomógrafo de Córnea, na época Orbscan, e o primeiro Excimer Laser para Sergipe. Participante ativo das programações científicas nas grades de catarata e cirurgia refrativa em todo o país. Premiado com o maior prêmio da Oftalmologia no Congresso Brasileiro do CBO em 2005 em Fortaleza junto com Dr. Renato Ambrósio (Prêmio CBO). Presidente da SBAO entre os anos de 2010 e 2012. Modelo para diversos oftalmologista da cidade, ícone da Oftalmologia do Norte Nordeste. Seus filhos Fábio Ursulino, especialista em glaucoma pela Unifesp e catarata pela Santa Casa de São Paulo e Mariana Ursulino, especialista em catarata pelo BOS Sorocaba já atuam no HOS exibindo a liderança e excelência do pai.
– Dr Allan Luz, primo na infância, aluno por toda vida, amigo nos congressos e sócio no hospital.
” No paciente, um olho pode cegar, sem que o oftalmologista possa solucionar. O outro pode até cegar, sem que o oftalmologista possa evitar. Mas por favor, não deixe de cegar ‘a Vontade de Viver’!” – Dr Mario Ursulino (∗1958-†2021).