Monumentos ao redor do Brasil estão iluminados hoje à noite em referência ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. Neste momento o Cristo Redentor pode ser visto iluminado de verde, como forma de alertar a população sobre essa doença que afeta mais de 2 milhões de brasileiros e aproximadamente 60 milhões de pessoas ao redor do mundo. Em Salvador, o Elevador Lacerda também encontra-se iluminado com a mesma cor.

O dia de hoje, 26 de maio, é a data escolhida para celebrar todos os anos o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, doença esta que figura como a primeira causa de cegueira irreversível no mundo. Durante toda a semana foram realizadas várias campanhas para divulgar a doença pelo país. Oftalmologistas de todo Brasil se mostraram atuantes em todos os meios de comunicação, esclarecendo a população sobre a importância da prevenção e tratamento da doença.

Também nesta data está sendo realizado, na cidade do Rio de Janeiro, o XVII Simpósio Internacional da Sociedade Brasileira de Glaucoma, com presença de conceituados palestrantes nacionais e internacionais. O ponto alto do congresso está sendo as discussões do tema de Glaucoma mais quente do momento em todo mundo, as cirurgias minimamente invasivas ou microinvasivas (MIGs). Esses procedimentos propõe um meio termo entre os tratamentos de Glaucoma mais conservadores (medicação e laser) e os mais agressivos (trabeculectomia e tubo). As MIGs agem melhorando o fluxo de saída do humor aquoso através da malha trabecular ou por shunting para o espaço supracoroidal ou subconjuntival. Destaque para os muitos elogios que está recebendo o iStent da Glaukos no Simpósio.