Allan Luz – Hospital de Olhos de Sergipe
Fellowship em Córnea e Cirurgia Refrativa pelo BOS
Doutor em Oftalmologia pela Unifesp

 

O evento desse ano da Sociedade Européia de Catarata e Cirurgia Refrativa (ESCRS) foi realizado em Lisboa, Portugal. A Feira Internacional de Lisboa sediou este que foi o maior evento da ESCRS dos últimos tempos. A delegação brasileira, como de costume, foi numerosa.
   Para a Córnea e Cirurgia Refrativa tivemos excelentes cursos de instrução. Palestras sobre DMEK e PDEK eram muito concorridas e muitas pessoas ficavam em pé nas salas já lotadas.
    Todas as apresentações demonstraram a superioridade do DMEK frente ao transplante penetrante (PK) e também ao DSEK/DSAEK, porém no PDEK podem ser utilizadas córneas jovens, sendo este o maior atrativo dessa nova abordagem de transplante endotelial.
Sobre Crosslinking tivemos aulas sobre aplicação na infância.
Nesses pacientes o tratamento deve ser instituído logo ao diagnóstico. Dr. Hafezi apresentou diversos casos bem sucedidos de Crosslinking em ceratite bacteriana. Dr. Theo Seiler mostrou que aumentar a irradiância reduzindo o tempo de tratamento pode não reduzir o efeito e que possivelmente o Crosslinking customizado pode ser mais eficiente que o tratamento padrão.
    Na Cirurgia Refrativa, destaque brasileiro para Dr. Renato Ambrósio, que juntamente com Dr. Michael Belin, Dr. Damien Gatinel e a Prof. Cynthia Roberts apresentaram um dos cursos mais disputados do congresso. Dra. Cynthia Roberts comentou sobre a possibilidade de detectar assimetria na rigidez e biomecânica da córnea, ou seja, há uma assimetria de resistência em diferentes regiões da córnea. Na aula do Dr. Belin foi apresentada uma nova proposta de detecção da progressão do Ceratocone pela escala ABCD proposta pelo mesmo para diagnóstico. Esse novo display de progressão está inserido dentro do Pentacam e poderá ajudar nessa abordagem cada vez mais importante em nossos consultórios.