A Oftalmologia se despede de mais um de seus ícones. Hoje, dia 28 de setembro de 2019, faleceu o Prof. Jorge Alberto Fonseca Caldeira aos 91 anos. Nascido em São Paulo (SP), em 27 de novembro de 1927, Dr. Jorge Caldeira teve uma participação de destaque na Oftalmologia, principalmente na subespecialidade de Estrabismo.

Em 1953 recebeu bolsa de estudos da Kellogg Foundation, tendo sido fellow-in-residence no Wilmer Institute da Johns Hopkins University, EUA, de setembro 1953 a outubro de 1954. Em 1961 recebeu outra bolsa da mesma instituição para aperfeiçoamento em perturbações da motilidade ocular extrínseca. Em 1956 obteve o título de doutor em medicina com a tese Contribuição para o Estudo das Paralisias Adquiridas do Nervus Oculomotorius com Preservação do Reflexo Pupilar à Luz. Em 1965 obteve o título da docente-livre em concurso junto à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo com a tese Influência de Hipnalgésicos na Pressão Intraocular do Coelho. Em 1983 tornou-se professor titular de clínica oftalmológica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

O velório neste domingo, 29 de setembro, no teatro da faculdade da USP, na Av. Dr. Arnaldo, 455 – Cerqueira César – São Paulo – SP.

Prof. Dr. Milton R. Alves entregando homenagem ao Prof. Dr. Jorge Alberto F. Caldeira no XXXVIII Congresso Brasileiro de Oftalmologia 2015