Já se encontram no site do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (http://www.cbo.com.br) os gabaritos da Prova Nacional de Oftalmologia (PNO), realizada em 10 de março, em São Paulo (SP).
A Prova Nacional de Oftalmologia de 2019 contou com a participação de mais de 800 candidatos de todo o Brasil. É composta por quatro fases que contemplam todos os aspectos do conhecimento consolidado na Especialidade e tem o objetivo de estabelecer as prerrogativas mínimas para que o médico conquiste o Título de Especialista em Oftalmologia emitido pelo CBO e pela Associação Médica Brasileira.

Em 10 de março, foram realizadas as seguintes provas: Teórica I; Teórico-Prática (composta por fotos de condições patológicas que os candidatos deveriam identificar); e Teórica II. A partir de 08 de abril, no site do CBO, estará disponível a lista dos candidatos aptos a efetuarem a Prova Prática, última etapa da PNO.

Considerada como um dos meios mais eficientes para mensurar o conhecimento dos futuros especialistas, a Prova Nacional de Oftalmologia é o resultado de um trabalho de meses e que envolve dezenas de profissionais e professores de todos os pontos do País. De acordo com a coordenadora da Comissão de Ensino do CBO, Maria Auxiliadora Monteiro Frazão, a prova não tem a intenção de ser fácil ou difícil, mas sim de medir o conhecimento daqueles que, em breve, estarão cuidando da saúde ocular da população.

Maria Auxiliadora Monteiro Frazão