Com o objetivo de expandir a empresa suíça em novas áreas, a Roche anunciou ter chegado a um acordo para adquirir a empresa americana Spark Therapeutics em um contrato definitivo de US$ 114,50 por ação, aproximadamente US$ 4,8 bilhões. De acordo com o comunicado do CEO da Roche, Severin Schwan, a “experiência comprovada da Spark Therapeutics na terapia genética pode oferecer novas oportunidades importantes para o tratamento de doenças graves”.

Entre os produtos disponibilizados pela Spark estão o Luxturna (voretigene neparvovec-rzyl) aprovado pela FDA, e um produto de terapia de genes para o tratamento da distrofia retiniana associada à mutação RPE65 bialélica. Além deles, os ativos clínicos SPK-8011, um tratamento genético para hemofilia A e SPK-9001, e uma terapia genética experimental para o potencial tratamento da hemofilia B.

De acordo com o site Bloomberg, a compra da Spark, que tem sede na Filadélfia, EUA, colocará a Roche perto da liderança junto com a vizinha suíça Novartis no desenvolvimento dessa nova e promissora área da medicina e ressalta o crescente entusiasmo por um campo que virou foco de uma onda de negócios.

A Spark continuará como uma empresa independente dentro da Roche e manterá suas operações na Filadélfia. O acordo deve ser fechado no segundo trimestre de 2019.