Dra Maria Flavia de Lima Ribeiro, especialista em córnea, cirurgia refrativa e catarata pela UNIFESP, conversou com o Eye Channel sobre a importância da Tomografia de Segmento Anterior e da Topografia de Córnea na prática clínica do oftalmologista.

Eye Channel: Qual a diferença entre topografia de córnea e a tomografia do segmento anterior (TSA)?
Dra Maria Flávia: O topógrafo analisa a superfície anterior da córnea através da tecnologia de anéis de plácido. Já a tomografia do segmento anterior consegue através da tecnologia de scheimpflug avaliar a córnea e o segmento anterior de uma maneira muito ampla gerando informação da superfície anterior, espessura da córnea, superfície posterior além de dados do segmento anterior.


Eye Channel: Na sua opinião a tomografia de segmento anterior substitui a topografia de córnea?
Dra Maria Flávia: Acredito que a tomografia veio a acrescentar informações muito importantes e em alguns casos fundamentais para o sucesso cirúrgico e terapêutico no pré operatório especialmente das cirurgias de catarata e refrativa porém em alguns casos específicos a tecnologia de plácido (topografia) mostra dados também igualmente importantes na tomada de decisões.

Eye Channel: E o contrário? Na sua opinião a topografia de córnea prescinde a tomografia do segmento anterior?
Dra Maria Flávia: Indiscutivelmente cada vez mais a tomografia está ganhando o seu espaço e através de dados como o mapa paquimétrico, dados de elevação posterior, dados ceratométricos por ray tracing, dados aberrométricos entre outros têm se mostrados exame fundamental no pré operatório de cirurgia refrativa e de catarata.


Eye Channel: Em quais aplicações clínicas a TSA tem sido utilizada e em qual delas sua importância é maior?
Dra Maria Flávia: Acredito que para o adequado planejamento das cirurgia refrativa e de catarata a TSA tem fornecido dados muito relevantes para:

  • Screnning candidato cirurgia refrativa
  • Planejamento de implante de anéis intracorneanos
  • Seguimento de progressão de ectasia corneana e indicação de crosslinking
  • Indicação de lentes tóricas e multifocais
  • Entre outros
    Hoje observo que muitos colegas tem acesso a tecnologia mas não sabem quais índices ou quais mapas devem seguir para se orientar para cada planejamento acima. Foi esse um dos motivos que me motivou juntamente com o Dr Milton Yogi a lançar também um curso na ACADEMIA XP muito direcionado e didático no sentido de aproveitar melhor as informações que podemos obter com os tomógrafos.


Eye Channel: Qual a diferença entre os tomógrafos de córnea? Tem preferencia por algum aparelho?
Dra Maria Flávia: Basicamente no Brasil temos mais comumente disponíveis o Pentacam e o Galilei. O Galilei é uma tecnologia de Dual Scheimpflug aliado a anéis de plácido. Enquanto o Pentacam apresenta a tecnologia de Scheimplflug. Ambos podem ser otimizados com cálculo biométrico (G6 e AXL respectivamente). Atualmente tenho oportunidade de trabalhar proporcionalmente com ambos e acredito que ambos tem muitos índices e mapas que são excelentes e muito confiáveis. Os detalhes desses diferenciais também pretendemos abordar na academia XP.


Eye Channel: O que há de novo em Tomografia de córnea?
Dra Maria Flávia: A tecnologia está muito bem estabelecida mas o que chama a atenção são os grupos de estudos que constantemente trabalham os índices tomográficos e desenvolvem novos displays e índices que enriquecem e facilitam o nosso dia a dia no consultório.

Dra Maria Flávia irá participar do PhacoExperts de amanhã, quarta-feira dia 26 de junho de 2019, às 20:00h, falando sobre o tema: Pentacam na Óptica Cirúrgica.

Transmissão online ao vivo exclusivo para médicos: http://bit.ly/phacoexperts-aovivo
Gratuito – compareça aos locais presenciais no Brasil ou assista ao vivo no Facebook!
Nas unidades presenciais você recebe Certificado de Participação!!! E faz um ótimo networking!

PhacoExperts Unidade Central
Beneficência Portuguesa SP – Unidade BP Mirante
R. Martiniano de Carvalho,965
UNIDADES SATÉLITES
Associação Paranaense de Oftalmologia – Curitiba/PR
HORP – Hospital do Olho Rio Preto – SJ do Rio Preto/SP
Hospital de Referência Oftalmológica – São Luís/ MA
H.Olhos São Gonçalo/Oftalmoclinica Icarai – RJ
Hospital Oftalmológico do Acre – Rio Branco/AC
Hospital de Olhos Londrina -Londrina/PR
Fundação Hilton Rocha – Belo Horizonte/MG
Unesp-Unimed Botucatu – Botucatu/SP
Centro Bocault – Mogi das Cruzes/SP
Centro Oftalmológico Cáceres/MT
Clínica Visão – Cuiabá/MT
H Olhos Grottone – Santos/SP
DayHORC – Itabuna/BA
HCOE- Feira de Santana/BA
VisionPro – Belém /PA
VisionLaser – Palmas/TO
UFTM – Uberaba/ MG

Patrocínio Latinofarma
Divulgação Eye Channel