No início deste mês, dia 9, saíram os resultados da Prova Nacional de Oftalmologia (PNO) 2018 e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia divulgou em sua página os vencedores do “Prêmio CBO Ensino Prof. Hilton Rocha”.

Na categoria “Curso de Especialização melhor classificado na Prova Nacional na média dos últimos 03 anos” o vencedor foi a UNIFESP – Escola Paulista de Medicina.

Sabemos que não é tarefa fácil ficar 3 anos consecutivos entre as melhores notas da PNO, ainda mais com um número grande e diversificado de residentes como é o caso da UNIFESP, que no último ano contou com 12 residentes de Oftalmologia.

O Eye Channel conversou com o Prof. Dr. Ivan Maynart Tavares, Prof Adjunto Livre-Docente, Supervisor do Programa de Residência Médica em Oftalmologia da Unifesp/EPM, para saber um pouco mais sobre as razões que levam a instituição a manter este nível de excelência acadêmico.

Eye Channel: Parabéns Dr Ivan Maynart, extensivo a todos os envolvidos neste excelente trabalho realizado pela Unifesp nos últimos anos, que conduziu a instituição a alcançar a maior média deste período na PNO de 2016, 2017 e 2018. Tal resultado mostra uma regularidade e consistência, consolidada a cada ano com diferentes turmas de residentes permanecendo nas primeiras colocações da prova. A que o senhor, como coordenador da residência, atribui estes excelentes resultados dos alunos da instituição?

Dr. Ivan Maynart: “Atribuo esse resultado a um elevado grau de exigência desde a seleção dos novos residentes. Juntamente com o envolvimento diuturno de um corpo docente de alto nível de formação e atualização, no Brasil e no exterior, nos processos de ensino/aprendizagem e avaliação. Somado a isso, o residente da UNIFESP desfruta de uma exposição constante a uma enorme diversidade de casos oftalmológicos, dos mais simples aos mais complexos; disponibilidade de estrutura com ambulatórios especializados, centro cirúrgico oftalmológico exclusivo e moderno centro diagnóstico; oportunidade de envolvimento em grupos de pesquisa de excelência, de participação em estágios de extensão nas melhores universidades nos Estados Unidos e Europa, além do estímulo para participação em processos de avaliação internacionais, como o OKAP, da AAO, e as provas do ICO.”

Clique aqui para conhecer melhor o Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Unifesp